Após o início da pandemia que está deixando tudo de ponta-cabeça, o que mais se tem ouvido é o termo: LIVE.

LIVE de artistas, LIVE de entrevistadores, LIVE de humoristas…e por aí, vai! Porém o termo remete a LIVE BROADCASTING, ou, Transmissão ao Vivo, realizadas com muita competência pelas televisões tradicionais! Nos dias de hoje, as LIVES se tornaram uma realidade acessível para todos, basta algumas ideias, um celular, uma boa internet e… 1,2,3 silêncio! Estamos no Ar!

As plataformas

As principais plataformas para sua transmissão são o YOUTUBE, FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER, TWITCH TV e MIXER. Cada plataforma tem sua vantagem e desvantagem, e a escolha será a partir do objetivo e do público que queira atingir. Para quem for se aventurar no mundo das LIVES recomendamos uma boa dose de desinibição, desejo de compartilhar algum tema e a internet da SUPERNET FIBRA ÓPTICA!

Youtube

youtube-live-fibra-optica
Youtube é considerada a maior plataforma no mercado de lives

Ideal para longas transmissões como shows, aulas, eventos esportivos, programas de entretenimento e etc. Tem uma vasta base para análise de dados pós-transmissão, além da possibilidade de arrecadação financeira. A LIVES podem durar até 12 horas, porém, não dá tanto destaque para esse tipo de conteúdo.

Facebook

Voltada para LIVES com temas sérios, como palestras, noticiários, entrevistas, já que gera mais interação com a audiência, possibilitando a segmentação do público, já que é possível gerar transmissões tanto por computadores quanto celulares. Limita o tempo da transmissão em até 4 horas.

Instagram

Por esse aplicativo é possível uma maior aproximação com o próprio público, ótimo para bate-papos, demonstração de produtos e serviços, gerando muita interação através de comentários e reações em tempo real. Limita o tempo da transmissão em até 1 hora e é acessado apenas pelo aplicativo instalados em celulares.

Twitter

Plataforma especializada para lives de momento, a informação na hora que acontece, instantâneo. Necessário uma certa experiência na plataforma para realizar as LIVES. Se integra a outras plataformas, permitindo transmissões simultâneas e aumentando o alcance.

TWITCH TV / Mixer

Voltado para transmissão de partidas de gamers e campeonatos de e-sport e transmissão on-demand.

Uma boa conexão faz toda diferença na hora de uma transmissão

Também é importante saber a diferença do que é não é LIVE:

  • Webinar: é uma conferência online, tem a comunicação de via única, o palestrante fala e as pessoas assistem. A interação fica restrita a um chat para enviar perguntas. Normalmente utilizado para fins educacionais e profissionais;
  • Videoconferência: simula uma sala de reunião presencial, não é público, permite interação por vídeo e áudio entre todas as pessoas que foram convidadas;
  • Chamada de vídeo: é a opção de fazer uma ligação privada para um contato utilizando também o vídeo;
  • Sinal de emissora de TV na internet: não é live pela sua origem, apenas é a replicação de sinal em uma outra plataforma. Se não é feito pela própria empresa ou sem permissão (IPTV), isso é considerado roubo de sinal, um crime de pirataria.

A LIVES já não são apenas tendências, as LIVES já estão fortalecidas como ferramenta de comunicação e principalmente como ferramenta de marketing, por isso, use-a para se comunicar, vender, e também para se divertir!

3, 2, 1, Corta!